sábado, 19 de novembro de 2011

Dores na Coluna

Cerca de 80% das pessoas têm, ou já teve, dor nas costas. Oito em cada dez pessoas sofre ou já sofreu com esse incômodo que é, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a causa mais freqüente de afastamento do trabalho, depois da gripe comum.

As dores na coluna cervical atingem mais as mulheres e a dor lombar é mais comum nos homens. A faixa etária mais atingida está entre 30 e 55 anos, período considerado como o de maior produtividade ao longo da vida.

Manter-se fisicamente em forma é uma das principais recomendações para evitar problemas desse tipo. Qualquer excesso de peso vai ser prejudicial à coluna, especialmente se os músculos do abdômen estiverem fracos. Das cadeias musculares existentes no corpo humano - a estática e a dinâmica - a coluna é o melhor exemplo de conjunto de músculos "estáticos", pois eles estão permanentemente contraídos para nos manter em pé. Dessa forma, os músculos das costas não precisam ser fortalecidos, apenas alongados. Já o abdômen, que pertence à cadeia de músculos dinâmicos, precisa de exercício para ficar fortalecido e dar apoio ao alinhamento da coluna.

Além de manter a forma, cultivar uma rotina regular de atividades físicas, que inclua exercícios de alongamento, é a segunda principal recomendação. O terceiro conselho é manter uma postura correta, com a coluna sempre alinhada, em todos os movimentos cotidianos.

Se você sofre com dores intensas e constantes na coluna procure um Ortopedista e um Fisioterapeuta. 

Nenhum comentário: