quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Celulite

A origem da lipodistrofia ginóide (celulite) está ligada a múltiplos fatores. Os genéticos e os hormonais são os mais importantes.O estrogênio que é um dos hormônios responsáveis pelas curvas do corpo feminino, dificulta a circulação sanguínea e favorece ao acúmulo de gordura na região do quadril e das pernas (é por causa dele que o problema atinge principalmente as mulheres). Também a falta de exercícios, alimentação desbalanceada, tabagismo e stress agravam o quadro.
Existe no tecido conjuntivo subcutâneo uma substância chamada de substância fundamental que serve de intermediário nas trocas entre o sangue e as células. Quando essa substância fica mais espessa e viscosa, as trocas entre a circulação do sangue e da linfa e as células conjuntivas ficam mais lentas fazendo com que o tecido conjuntivo entre num processo de "asfixia". Com isso os líquidos vão se acumulando cada vez mais, aumentando as substâncias tóxicas; há acúmulo de adipócitos (células de gordura) e de toxinas celulares; há formação de traves fibróticas que ligam a pele diretamente ao tecido subcutâneo os quais repuxam a pele dando aquele aspecto de casca de laranja.
Não existe tratamento milagroso para lipodistrofia ginóide, mas pode-se obter bons resultados com um conjunto de medidas que vai desde a mudança de alguns hábitos de vida ao tratamento médico estético e fisioterapêutico dermato-funcional.
A fisioterapia deramto-funcional, que é a área da fisioterapia especializada nos tratamentos estéticos, tem obtido importantes resultados na melhora do quadro da lipodistrófia ginóide através de várias técnicas e equipamentos que são utilizados de acordo com a necessidade de cada paciente, por exemplo:
- Drenagem Linfática: é uma massagem que auxilia a reabsorção dos líquidos e macromoléculas excedentes, bem como toxinas presentes no meio extracelular;
- Ultra-som - método que utiliza a aplicação de ondas sonoras através de um cabeçote no local acometido para quebrar as gorduras retidas nos adipócitos. Sua ação também promove efeito antiinflamatório (combate as dores) e de aumento da circulação;
- Endemologia - por meio de uma ventosa, a região acometida é massageada. Estimula a circulação e a desintoxicação.
- Entre outros.



Nenhum comentário: